21 março, 2010

Teresa Tudela*




À cautela


À cautela
imitar os girassóis em cada vela

dar moinhos à farinha
e um nome à estória

lavar raízes de glicínias
e a cabeça aos vendavais

por conta das mantas rotas
da montada
massajar os cascos ao jumento
frente às frinchas
da muralha

a escumalha
espreitá-la de viés a ver
se engole ainda
fantasmas fritos
em óleo de soja modificada

há que ter recato
na montanha

rever sermões
antigos

beber limões
verdes
espremidos

ser de cá
em coisas vãs e estranhas

ser de lã
em coisas duras
como unhas

ser de distâncias nenhumas
enquanto se fia o linho
das manhãs
na harpa inaugural
deste eixo polido que somos
tangente ao eclodir
de novos dias
novos pomos
maduros nos ramos úberes
do éden
filhas não mais procrastinadas de Eva
herdeiros de corpo inteiro
de um mapa adâmico
liberto de arcas acorrentadas

asas de anjos
a bulir levemente
a túnica lisa do lago

um afago
e a mais pura perseverança
herdada intacta das romãs

no tempo
até as mais duras rochas se enternecem

e caem de joelhos
em dobras de água
na orla porosa da praia

vai haver hora

de colher o fruto
sob o olhar doce do cosmos

de apagar o espaço
com um risco de cauda de cometa

de apagar o tempo
com um frémito
de borboleta

e à cautela
entretanto
imitar os girassóis
na precisão exacta
da rota

______________________________________________

*Teresa Tudela nasceu na cidade do Porto. É mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Minho.
No seu percurso literário mais recente, a autora reúne em volume Sete Transmutações da Casa, Editora Ausência, Porto, 2002.
Em 2006, publica T a Bernardim, na Campo das Letras, poesia acompanhada pelo dizer da autora, em CD oferecido com o livro.
Recebe o Prémio Litterarius para Poesia, Maio, 2006.
Conta com participações em publicações colectivas e on-line; no âmbito de Coimbra Capital Portuguesa da Cultura, participa em O Fulgor da Língua e no poema colectivo O Estado do Mundo; colaboração na tradução de poetas estrangeiros — Seminários da Casa de Mateus/Quetzal Editores; participações em colectâneas e antologias temáticas, designadamente Na Liberdade, Antologia Poética, Garça Editores, Peso da Régua, 2004; OS OUTROS, Antologia de Poesia Portuguesa: anos 80 e depois, Editora Ausência, Porto, 2004; Algarve todo o mar, Colectânea, Adozinda Providência Torgal e Madalena Torgal Ferreira (sob organização de), Dom Quixote, Lisboa, 2005; A Poesia serve-se fria!, antologia da II Bienal de Poesia de Silves, Silves, 2005; participação no número 0 da revista “Folium”, Penafiel, 2006; Uma Luz de Papel, Colectânea, Jorge Velhote, Luís Mendonça e Renato Roque (sob organização de), Edições Éterogémeas, Porto, 2007; Poem’arte, nas margens da poesia, antologia da III Bienal de Poesia de Silves, Silves, 2008; Os dias do Amor, Antologia de Poesia, Inês Ramos (sob organização de), Editora Ministério dos Livros, Lisboa, 2009; Divina Música, Antologia de Poesia sobre Música, Amadeu Baptista (sob organização de), Conservatório Regional de Música de Viseu, Viseu, 2009; só à noite os gatos são pardos, textos inéditos de autores contemporâneos, Jorge Velhote e Patrícia Pereira (sob organização de), Cantinho do Tareco – Associação de Protecção Animal, Maia, 2009.
No âmbito académico publica Propostas de Leitura para Generation X — algumas Implicações da Escrita/Comunicação Mediatizada por Computador, Politema, Porto, 2005, que resulta da sua tese de mestrado. Publica artigos em volumes e periódicos da especialidade e on-line, no domínio de Tecnologias Educativas, Women’s Studies e Cultura, nomeadamente, “Intertexts, Cytexts, a Body Online”, em Identity and Cultural Translation: Writing across the Borders of Englishness, Peter Lang AG, 2006; “Entendimento, sabedoria e arte – o contributo poético” em António Gedeão / Rómulo de Carvalho - Novos Poemas para o Homem Novo: Actas, Isabel Rio Novo e Célia Vieira (sob coordenação de), Edições ISMAI, Maia, 2009.
Participa com frequência em seminários, conferências, tertúlias e apresentações de livros. Recentemente, participou na Conferência Paisagem e Literatura, organizada pela Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem, no Jardim Botânico da Universidade do Porto, com a comunicação “Simbologia e Apropriação do Meio Natural”; participou em celebrações do Dia da Poesia (2005) em Foz Côa, Penamacor e S. João da Madeira; apresentou o livro Gestos Esquecidos de Fernando José Rodrigues, na FNAC Arrábida; o livro As Asas do Açor de Gabriela Funk, na Casa dos Açores no Porto; fez parte da Mesa Redonda que acompanhou a exposição O Caminho do Leve, de Ernesto Melo e Castro, na Fundação de Serralves; apresentou a comunicação “Entendimento, sabedoria e arte – o contributo poético”, na Conferência Internacional de homenagem a António Gedeão, Novos Poemas para o Homem Novo, ISMAI (2006); apresentou o livro Histórias que contei aos meus filhos de Fernando Nobre, AMI, Oficina do Livro, 2008, no Clube Literário do Porto; participou na sessão de lançamento da antologia Treze Poetas Eslovenos, Roma Editora, na Fundação José Rodrigues, a convite do PEN Clube Português (2008); participou no Ciclo de Conferências Diálogos com a Ciência, na sessão Poesia e Ciência, na Reitoria da UP (2009); participou em tertúlia na Biblioteca da Casa Museu Abel Salazar (2010); em sessão de lançamento do Clube de Escritores da Edita-me, Labirinto (2010).
Durante alguns anos, manteve-se ligada à formação de professores, à profissionalização em exercício, a tecnologias de informação e comunicação em exploração educativa, à concepção de software educacional e a projectos e aplicações multimédia, nomeadamente o programa GEOPORT, 1º prémio no VI Concurso Nacional de Software Educacional, DEPGEF, M. E., 1995. Foi sócia fundadora e presidente (1992, ss) da APCL (Associação Portuguesa de Computadores e Línguas). Dirigiu o Departamento Multimédia do Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico (1998 – 2001) e dirigiu a Unidade de Cultura do Instituto Superior de Engenharia do Porto (2001 – 2006). Paralelamente, é sócia fundadora do Instituto Verney para o Conhecimento, foi co-responsável pelo Projecto Jardim de Sophia (UP) e autora do sítio Mulheres Portuguesas do Século XX, em linha desde 2000, em: http://www.mulheres-ps20.ipp.pt (ainda online, mas de momento temporariamente descontinuado).