09 abril, 2010

Florentina Resende - Pintura












A Pintura Poética de Florentina Resende

"...numa espécie de regresso às origens matriciais da natureza cósmica na pureza abstracta das suas múltipas formas e ritmos de cor e luz, Florentina Resende realiza uma síntese harmoniosa da criação artística.
Depurando a visão das múltiplas variações sensoriais, a artista concentra o seu olhar na pureza das formas objectivadas em subtis variações monocromáticas de cor e luz.Depois de um longo trabalho de purificação, de limpeza e despojamento da confrontação visual do olhar, o quadro remete-se para o nível íntimo da subjectividade criativa da consciência. Com um minimum de objectividade exterior atinge-se um elevado grau de poetização pictórica: uma visão do real como cor, luz e forma. A manifestação e revelação fenomenológica do belo, na pintura de Florentina Resende eleva-se à beleza visionária da alma, à beleza das ideias, das emoções, ao amor das belas formas, ao amor do belo em si mesmo. Como já nos dizia Platão em O Banquete, "A visão do espírito só se torna mais penetrante quando a dos olhos começa a baixar."

Abilio Afonso Ferreira
Prof. de Estética da Universidade Lusíada

"A artista tem plena consciência de que pesquisar e dominar a cor é muito mais que um exercício. Trata-se de um acto que leva ao conhecimento de si mesmo e, principalmente, a desvendar novas veredas que a justaposição das cores ou as passagens que elas propiciam permitem. Suas obras não necessitam de um referencial concreto, pois a principal qualidade reside justamente na maneira de construir estruturas graças a subtis jogos de transparências e criativas composições visuais."

Oscar D'Ambrosio
Crítico de Arte

"As suas obras encontram exaltação na instintiva pesquisa do trato das cores. Construções sem título de um imaginário em ebulição e pleno de demandas à natureza mas sem jamais configurá-la como "externo", com uma vasta e múltipla morfologia "interna" traz a força de um sábio saber e da natural propensão ao simbolismo.Seus objectos estão já no futuro, além do real actual, já projectados em uma dimensão avançada no tempo, aqui reside a grandeza de Florentina"

Gianni Nappa,
Crítico de arte

in Florentina Resende - Galeria d'Arte